Volkswagen
é a maior emissora de CO2 do setor automobilístico, afirma
Greenpeace.
Protesto do Greenpeace contra
emissões de gases de efeito estufa por veículos em frente ao Salão
Internacional do Automóvel de Frankfurt em 10/09/19.
A dois dias da abertura do
Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, a ONG Greenpeace revelou em 10/09
que a indústria automobilística é responsável por 10% do total das emissões de
gases de efeito estufa. Segundo a entidade, entre as 12 maiores empresas
poluidoras do setor, alemã Volkswagen está no topo da lista.
No total, o Greenpeace
analisou as emissões de gases de efeito estufa por veículos de 12 montadoras.
Segundo a ONG, as maiores empresas são as principais poluidoras. Depois da
Volkswagen, chega a Renault-Nissan, seguida por Toyota, General Motors e
Hyundai-Kia. Juntas, as cinco montadoras seriam responsáveis por 55% das
emissões de carbono do setor.
Em 2018, 86 milhões de novos automóveis foram
vendidos em todo o mundo. "Pedimos que essa indústria faça mudanças
radicais", afirma o Greenpeace, em comunicado. Para a ONG, a falta de ação
dessas empresas "nos priva de um futuro mais verde, mais limpo, com
maiores chances de sobrevivência".
Protesto no Salão de
Frankfurt
O relatório é divulgado a dois dias da abertura do Salão
Internacional do Automóvel de Frankfurt, um dos maiores eventos do setor. Para
chamar atenção da opinião pública e das autoridades, a ONG realizou um protesto
nesta terça-feira diante do local.
Militantes vestidos de verde
inflaram um imenso balão preto na traseira de uma caminhonete com a inscrição
"CO2". Outros cartazes exibiam a frase: "uma
revolução nos transportes sem os assassinos do clima".
"A indústria
automobilística ainda não compreendeu a crise do meio ambiente. Ao invés de
celebrarem veículos gulosos de carburantes, os construtores deveriam colocar um
fim a esses tanques urbanos de guerra e deixar de produzirem motores à
combustão", afirmou o militante Benjamin Stephan.
Sob pressão, a indústria automobilística investe cada vez mais em veículos elétricos,
vários deles em destaque no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt.
Muitas empresas também se voltam à evolução dos motores térmicos.
Mas, para o Greenpeace,
"a melhora da eficácia dos combustíveis e de veículos híbridos não
é uma solução suficiente para a crise climática". A ONG
salienta que o aumento das vendas de pickups "é uma ameaça a mais para
nosso meio ambiente". (br.rfi.fr)
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