As revoluções industriais pelas quais o mundo passou
ao longo de sua história podem ser consideradas uma espécie de introdução a uma
nova perspectiva que possibilitou à humanidade dar um grande salto em termos de
produtividade e conectividade. Da mudança referente a processos de manufatura à
transição das tecnologias analógicas para as digitais, essas revoluções
desembocaram no que atualmente conhecemos como Indústria 4.0 – ou Quarta
Revolução Industrial –, que trata de pontos como tecnologias de automação e
internet das coisas.
Tanta evolução fez com que tecnologia e humanidade
passassem a conviver de forma harmônica, no sentido de que pouco a pouco fomos
compreendendo como utilizar inovações a nosso favor e também a favor do
planeta. Em termos individuais, a tecnologia e a internet nos trouxeram, por
exemplo, a possibilidade de nos comunicar de forma prática e gratuita com
pessoas que estão distantes. Em relação à vida profissional, muito tem sido
transformado também graças a esses avanços, visto que atualmente trabalhar à
distância se tornou uma realidade para muitos por meio da utilização de
recursos como plataformas de conferência online e discussões de trabalho
realizadas por chats. Mas e quanto ao cuidado com o planeta e a
sustentabilidade, qual é o papel da tecnologia e da internet nesse caso?
Assista
ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?time_continue=5&v=lrRMUl9aTD4&feature=emb_logo
Redes sociais cumprem papel fundamental quanto à
conscientização ambiental
Uma das ferramentas que mais colaboram para a
conscientização da importância de levar uma vida mais sustentável são as redes
sociais. Criadas primeiramente com o intuito de conectar as pessoas, essas
plataformas nos últimos tempos se revelaram como um espaço de discussão
relativo a diferentes causas que precisam ser debatidas a nível global. Um dos
pontos que vêm sendo amplamente discutidos na atualidade é a proteção ambiental
e, consequentemente, as práticas sustentáveis que podemos ter tanto como
indivíduos quanto como sociedade. O uso das redes sociais como espaço de debate
e de conscientização tem feito com que as pessoas passem a entender de forma
mais profunda a importância de iniciativas verdes na atualidade. Com o aumento
da consciência em termos individuais e coletivos, os indivíduos, enquanto
consumidores têm hoje mais argumentos para solicitar que as empresas das quais
consomem tomem atitudes em prol do meio ambiente.
A internet e a tecnologia, entretanto, não ajudam
apenas na percepção da causa sustentável, mas colaboram também com a crescente
transformação das indústrias e da economia uma vez que atitudes passam a ser
tomadas de forma mais assertiva quando a consciência ambiental aumenta.
Empresas passam a incentivar um cotidiano mais sustentável por parte dos
funcionários, aplicativos relacionados à sustentabilidade passam a ser
desenvolvidos e lançados e até mesmo projetos de governo passam a levar em
conta a necessidade de ser mais amigável quanto a práticas mais verdes.
Conceito de sustentabilidade passou a chamar mais a
atenção a partir da década de 1980
Desde a publicação do relatório Our Common Future,
lançado em 1987 pelo Conselho Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e
Meio Ambiente, o conceito de desenvolvimento sustentável passou a ser debatido
mais constantemente e com maior seriedade. O mencionado documento comenta como
as novas tecnologias, ao substituir as antigas, podem modificar o paradigma de
crescimento econômico por ter a chance de proporcionar práticas mais
sustentáveis.
O consenso quanto ao aquecimento global, à poluição
e tantas outras causas que movimentos pela sustentabilidade levantam começou a
se dar nessa mesma época, e é bastante claro que, com o advento da internet,
esse processo foi acelerado. A partir da internet, por exemplo, causas
ambientais que antes eram visadas apenas por ONGs conseguiram mais holofotes,
atraindo também a atenção de redes de televisão, que passaram, assim, a
reportar assuntos ligados ao tema. Dessa forma, ao ter maior alcance, o assunto
foi se estendendo ao ponto de organizações estrangeiras como o Sunrise
Movement, que reúne pessoas do mundo todo que querem construir para si um mundo
sem o legado de problemas ambientais, serem criadas. Organizações como esta
reúnem em seus protestos milhares de pessoas graças ao poder da internet, onde
são promovidas datas, horários e locais dessas manifestações.
Assista
ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=tBr6GvbeJvo&feature=emb_logo
Além disso, é também por meio da internet e da tecnologia que se pode ter acesso aos acontecimentos relacionados ao meio ambiente que ocorrem em países distantes do Brasil. Um exemplo disso foi a comoção que os incêndios na Austrália no ano passado causaram, fazendo com que, por meio da internet, pessoas e organizações se mobilizassem para ajudar tanto quem foi afetado diretamente pelo problema quanto instituições que cuidaram dos animais e das pessoas atingidas.
Usar a internet em pró da sustentabilidade.
Como as empresas têm colaborado com o meio ambiente?
Como já mencionamos, o fato de o tema da
sustentabilidade estar em voga acaba servindo como incentivo para que
instituições ajam em prol do meio ambiente, incluindo aí empresas e governos.
De iniciativas próprias do empresariado a mudanças regulatórias nas agências
governamentais, esses órgãos têm feito o possível para ter uma postura mais
voltada à conservação ambiental.
No setor de energia, o Brasil acabou por sair na
frente do mundo graças à sua hidrografia. Os rios do território nacional
permitiram a instalação de usinas hidrelétricas como Itaipu, que oferecem
eletricidade de maneira mais sustentável que suas contrapartes, que utilizam
petróleo e carvão. Marcas renomadas também estão aderindo a protocolos que
visam a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade. Podemos citar como
exemplo a Natura, gigante do setor de cosméticos que se compromete com práticas
mais benéficas por meio de certificações que garantem que a marca combate o
desmatamento e utiliza ingredientes de origem sustentável, mantendo uma relação
pautada na ética com as comunidades fornecedoras. Além disso, os produtos da
empresa têm em sua fórmula 90% de ingredientes naturais e renováveis. Outra
marca de renome que pode ser mencionada nesse sentido é a BMW, que ajuda a
popularizar os carros elétricos com sua série “i” como também lança mão de
várias práticas sustentáveis em sua cadeia de produção e de distribuição, sendo
reconhecida como a montadora mais sustentável do mundo. Há também as empresas
que contam com um ambiente de trabalho que visa a preservação ambiental,
adotando práticas que acabam influenciando o cotidiano de todos os
funcionários. A Betway, site que disponibiliza jogos de cassino online como um
de seus produtos, encoraja em seus escritórios o uso de videoconferências e
evita o uso excessivo de plástico por meio da instalação de filtros de água em
suas dependências. Seguindo no âmbito de empresas que atuam no universo online,
podemos mencionar os esforços da Google com suas várias usinas produzindo
energia solar e eólica nos Estados Unidos, na América do Sul e na Europa e o
trabalho que o Facebook vem desenvolvendo com o Aquila, um avião movido a
energia solar que provê internet de graça a milhares de pessoas em lugares
inóspitos do planeta.
Assista
ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=tBr6GvbeJvo&feature=emb_logo
Esforços sincronizados
Todas essas ações, do âmbito pessoal ao empresarial e governamental, são passos que parecem nos conduzir a um mundo mais saudável e justo. Com essas iniciativas, pode-se verificar que atualmente se preza mais pelas riquezas naturais, procurando utilizá-las de forma consciente e harmônica, além de haver um comprometimento com a recuperação de pontos que já foram exaustivamente explorados.
Aliar tecnologia e sustentabilidade é receita para o sucesso?
Melhorias do tipo só ocorrem hoje graças ao constante debate que vem abrindo espaço para novas ideias e alcançando cada vez mais pessoas, algo que certamente foi potencializado por conta da conectividade proporcionada pela internet. Ao que tudo indica, essas ideias tem tudo para se tornar, num futuro próximo, esforços coordenados para que a preservação ambiental passe a ser levada em conta de forma profunda, coexistindo tanto com as evoluções da tecnologia quanto da humanidade. (ecodebate)
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