As
empresas passaram a ser observadas pelas sociedades, que têm pressionado elas a
agir de forma mais sustentável (LICINA; RADTKE; JOHANSSON, 2018; RODRIGUES,
2021).
Em
1978, a China abriu sua economia para o mercado global e, desde então, o país
tem crescido rapidamente em termos de importância econômica internacional. No
entanto, a China sofre grandes problemas ambientais, como a poluição imoderada que
se tornou um problema diário para a população. Devido ao rápido crescimento
econômico que a China vem passando nos últimos anos, essas questões ambientais
que o país enfrenta estão em grande parte ligada à industrialização. Um dos
maiores fatores que contribuem para a forte poluição na China é o número
colossal de instalações de empresas, tanto ocidental quanto chinesa (LICINA;
RADTKE; JOHANSSON, 2018).
Há
inúmeras consequências se a sustentabilidade não for considerada.
Elkington/1997, mencionou o aquecimento global, a pobreza e as mortes por
doenças, como resultado de ignorar a sustentabilidade. Desta forma, a
sustentabilidade de marketing é uma megatendência e, como resultado muitos
consumidores acreditam que podem fazer a diferença para a sociedade mudar seu
comportamento de consumo. Ao mesmo tempo, os investidores começaram a
reconhecer a importância da sustentabilidade para o retorno financeiro.
Do
ponto de vista da sustentabilidade de marketing, a sustentabilidade também
desempenha um papel na forma como impacta na criação de valor para os
consumidores. Já o marketing tradicional tem sido criticado por ser o
“representante da propaganda da cultura de consumo” (MCDONAGH; PROTHERO, 2014).
Assim sendo, as empresas são frequentemente criticadas por problemas como
poluição, marcação de preço e propaganda enganosa.
Deste
modo, a sustentabilidade de marketing visa ampliar a teoria de marketing e os
valores econômicos, sociais e ambientais dos consumidores. Além disso, do mix
de sustentabilidade de marketing. Desta maneira, o conceito de sustentabilidade
de marketing, pode ser definido como uma construção e manutenção de relações
sustentáveis com os clientes em longo prazo (BELZ; PEATTIE 2012, RODRIGUES,
2021).
Hoje,
muitas empresas não priorizam a comunicação de sustentabilidade corporativa com
seus stakeholders, devido ao fato de não acreditarem que tem um grande impacto
nos investimentos sustentáveis pelas partes interessadas (UNRUH; KIRON;
KRUSCHWITZ; REEVES; RUBEL; ZUM FELDE; 2016, RODRIGUES, 2021). Yang (2012),
argumenta que quando uma empresa comunica seu trabalho de sustentabilidade, há
muitos benefícios para ela. Por exemplo, a empresa pode ganhar vantagem
competitiva sustentável.
Contudo,
muitas pessoas argumentam que os países ocidentais são os culpados pela
poluição. Inúmeros ativistas ambientais demonstram que muitas empresas
ocidentais são hipócritas ao prometer aos seus consumidores no mercado
doméstico altos padrões, bem como segurança, enquanto colocam sua produção suja
no exterior e muitas vezes negligenciam o impacto ambiental que sua produção
tem no país (THE GUARDIAN, 2011).
McDonagh
e Prothero/2014, Loy (n.d.) e Rodrigues/2021, mencionam a importância da
sustentabilidade de marketing para as empresas promoverem seu trabalho de
sustentabilidade. A RobecoSAM/2017, classifica a China como um dos 10 países
mais baixos do mundo quando se trata de sustentabilidade. Portanto, deve ser
uma questão de prioridade para esses países impulsionarem seu trabalho de
sustentabilidade. Ainda a RobecoSAM/2017, a Suécia está entre os 10 países mais
importantes do mundo quando se trata de sustentabilidade.
Por
outro lado, Zhang/2012, argumenta que a China está desenvolvendo estratégias
sustentáveis para mudar essa imagem de que eles estão entre os 10 países mais
importantes do mundo em questões de sustentabilidade. Portanto, seria
interessante investigar o quão poderoso é o marketing como ferramenta para
comunicar o trabalho de sustentabilidade, até que ponto na China.
Para Unruh et. Al/2016 e
Yang/2012, imaginam a importância da comunicação do trabalho de
sustentabilidade, pois pode trazer muitos benefícios, como vantagem competitiva
sustentável, por exemplo. Deste modo, o consumidor hoje em dia está mais
consciente do que nunca, o que significa que eles têm um grande impacto sobre
os negócios, o que torna ainda mais importante comunicar o trabalho de
sustentabilidade a fim de manter e atrair investidores (MCDONAGH; PROTHERO,
2014).
Zhang/2012 ressalta que a China está ciente dos desafios ambientais, para desenvolver uma economia mais responsável. O The Guardian/2011, a China está ciente das diferentes questões, mas está priorizando sua população e tirando o máximo possível da pobreza.
Todavia, as empresas que não consideram a sustentabilidade de marketing em suas operações correm o risco de serem eliminadas no mercado (UNRUH et. Al/2016). Este artigo explora a sustentabilidade de marketing em mercado chinês. Como resultado, três empresas suecas foram estudadas, na cidade de Xangai. Segundo os entrevistados, o trabalho de sustentabilidade pode até ser crucial em alguns aspectos. Uma vez que a sustentabilidade está aumentando em popularidade, tornando-se mais importante do que nunca. As empresas entrevistadas reconheceram a importância da implementação e a comunicação da sustentabilidade de marketing. (ecodebate)
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