Essa acusação será
investigada pela Corte de Justiça da União Europeia. O caso foi levantado por
consumidores na Austria e traz como foco o software responsável pelo controle
da recirculação de gases. As informações são da Automotive News Europe.
Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=88nZNSS79us&t=4s.
Como funciona a suposta trapaça?
O sistema de recirculação de
gases do escapamento, também conhecido como válvula EGR, faz que parte dos
gases emitidos pela combustão voltem para a admissão e sejam queimados novamente.
Isso faz que a mistura fique mais pobre, mas reduz as emissões de óxido de
nitrogênio (NOx). O NOx pode causar problemas respiratórios nas pessoas.
Constatado que software da Volkswagen desativa a válvula EGR dos motores em temperaturas fora da faixa entre 15 e 33°C, também em altitudes acima de 1.000 metros do nível do mar. Com a válvula EGR desativada, o motor emite NOx acima do permitido legal.
Volkswagen fraudando emissões novamente, acusa conselheiro da EU.
Marca estaria usando um detector
de temperatura com valores irreais para decidir quando fazer a recirculação dos
gases do motor.
A resposta da Volkswagen
Segundo a Volkswagen, essa
programação é usada nos motores do grupo com a intenção de protegê-los de
danos. O fabricante enviou uma resposta ao site Motor1 que a programação do
sistema está de acordo com os critérios por proteger o motor de danos. Esse
informação consta no parágrafo 125 da opinião do advogado geral da CJEU,
Athanasios Rantos.
Porém, Rantos diz que essa faixa de temperatura estipulada pela Volkswagen não representa as condições de direção comuns da Alemanha e Áustria. Esses países frequentemente têm temperaturas abaixo de 15°C. O advogado também completa que esses carros rodam em regiões com altitudes elevadas.
Como a fraude do Dieselgate foi executada.
Tendo detectado o teste, o
algoritmo do Dieselgate alterava o funcionamento do motor de forma a diminuir
as emissões de óxidos de nitrogênio.
O software também aumentava a
atividade do filtro de NOx, responsável por minimizar a liberação do químico na
atmosfera. A ativação do filtro, no entanto, diminuía a performance do veículo
e aumentava o consumo de combustível. (biodieselbr)
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