quinta-feira, 5 de março de 2009

Preço alto ainda prejudica crescimento de orgânicos

Em média, orgânicos são de 10% a 30% mais caros que convencionais. Com o mercado mais organizado, o preço continua um entrave para que orgânicos ganhem espaço - mesmo com o crescimento, esse produto representa apenas 1% dos alimentos consumidos no Brasil. Mesmo que a cadeia produtiva siga aumentando, a dificuldade com transporte e pontos-de-venda, além das condições de produção, fazem com que a queda no preço fique lenta e difícil. Os orgânicos são de 10% a 30% mais caros do que os alimentos convencionais, variação que depende do tipo de produto e da época. Em hortaliças e frutas, a diferença tem caído. Quanto aos laticínios, o preço pode ser mais do que o dobro. O produto orgânico cuida do solo, da água, da saúde dos consumidores e dos trabalhadores, da biodiversidade e isso gera custos. Ele evita que a sociedade pague na forma de serviços de despoluição, tratamento de doenças, desassoreamento de rios e lagos, recuperação de solos erodidos, recomposição da fauna e da flora. Se fizermos contas sociais e ambientais, o produto orgânico talvez tenha o mesmo preço do convencional. Esse raciocínio nem sempre convence. Em feiras populares, onde você tem o produto convencional e o orgânico, você ainda perde porque o consumidor só pensa em preço, ele nem sempre tem informações sobre os orgânicos e condições financeiras para consumi-los. Em uma propriedade plantaram cerca de 50 tipos de legumes e vegetais, ganhando mais pela diversidade oferecida do que pela quantidade de um mesmo produto - como fazem os agricultores tradicionais e poucos agricultores orgânicos, como produtores de açúcar e laranja. Os produtos são comercializados em um ponto de venda em uma escola. E um projeto didático, no qual crianças vêm até o sítio. O dono do primeiro box voltado para orgânicos no Mercado Municipal, o Empório Família Mendonça, Fábio Luís Mendonça conta que a busca tem aumentado. “Abri há oito meses”, diz. Os clientes são pessoas que já conhecem os produtos ou que têm problemas de saúde e querem uma alimentação saudável.

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