Competição ecológica entre as espécies impediu que o neandertal sobrevivesse.
Uma equipe internacional de arqueólogos e de especialistas em clima e em ecologia concluiu que a extinção do homem de neandertal foi provocada pela competição com homens modernos por recursos, e não por uma mudança climática na pré-história. A hipótese é defendida em artigo publicado online pela revista científica PLoS ONE.
O homem de neandertal ocupou a Europa até a chegada do homem moderno ao continente, há cerca de 40 mil anos. Os autores do novo estudo, cientistas dos EUA e da França, reconstruíram as condições climáticas dessa época e analisaram a distribuição dos sítios arqueológicos associados aos últimos neandertais e às primeiras populações humanas.
Um programa de computador foi criado para integrar os bancos de dados arqueológicos e do e da ecologia da clima pré-história, numa tentativa de determinar que áreas as populações antigas teriam ocupado. Comparando os resultados do programa aos dados arqueológicos reais, o sistema "aprendeu" com seus erros e ganhou confiabilidade, sendo então usado para calcular onde determinadas culturas poderiam ter vivido.
Os autores do trabalho afirmam que o mesmo sistema também permite calcular qual o impacto ecológico de cada cultura e determinar se o nicho eco0lógico explorado pela população aumentou, contraiu-se ou se manteve estável.
Ao comparar essas reconstituições em áreas ocupadas por neandertais e humanos modernos em cada época, os cientistas determinaram que o homem de neandertal deveria ter sido capaz de sobreviver à mudança climática, mas que isso não aconteceu - e que o desaparecimento da espécie coincide com a expansão do nicho ecológico dos humanos modernos.
Os pesquisadores concluem que os neandertais do sul da Espanha foram os últimos a desaparecer porque conseguiram evitar competir ecologicamente com os humanos modernos.
O entendimento vem de acordo com o nível cultural e intelectual de cada pessoa. A aprendizagem, o conhecimento e a sabedoria surgem da necessidade, da vontade e da perseverança de agregar novos valores aos antigos já existentes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ondas de calor em cidades brasileiras
Ondas de calor nas cidades brasileiras: Uma emergência climática que exige ação imediata. Brasil já passa muito mais dias ao ano sob altas t...

-
Quanto se gasta de água por dia no mundo. Todo mundo sabe que economizar água é o mínimo que podemos fazer pela saúde do planeta. Nã...
-
Tenho certeza que você já ouviu falar dos famosos 3 Rs da Sustentabilidade – Reduzir , Reutilizar e Reciclar . No entanto, existem ...
-
Sete dicas para economizar água durante o banho Reservatórios podem estar mais cheios, mas ainda é preciso evitar desperdício. Desli...
Nenhum comentário:
Postar um comentário