quinta-feira, 3 de março de 2011

Como tornar sua casa mais sustentável

Hoje vou falar de como podemos tornar nossa casa mais limpa e ecológica com ações simples e práticas. Basta um pouco de boa vontade e podemos mudar nossa casa, assim como nossa cidade e o mundo. Estou à disposição para esclarecer maiores dùvidas sobre como construir uma casa sustentável.
1) Telhado verde
Diferentes pesquisas no mundo todo confirmam que os telhados verdes proporcionam benefícios que vêm a melhorar diversos problemas, o que endossa uma política municipal de incentivo como os listados a seguir.
●     Melhoria da qualidade do ar urbano pelo efeito de filtragem do ar e fotossíntese. A qualidade do ar é proporcional a área verde;
●     Aumento da retenção da água da chuva na superfície dos telhados verdes. O menor  volume d’água  minora as enchentes nas áreas baixas bem como o carreamento de poluentes para o corpo receptor;
●     Diminuição do calor urbano
●     Economia de energia de climatização, contribuindo para diminuição do aquecimento global;
●     Aumento significativo da área de biodiversidade na cidade e habitat para pássaros;
●     Proteção da residencia contra o calor com aumento da vida útil da impermeabilização;
●     Melhoria acústica;
●     Aumento da satisfação psicológica dos moradores proporcionado pela área verde.
2) Sistema hidráulico
O sistema hidráulico de uma casa deve-se adequar ao máximo à economia de água, mesmo que o custo da obra aumente no início, pois a economia final, valerá a pena. A separação de tubulações de banheiro, cozinha e área de serviço é fundamental, pois a água que se usa para lavar roupa pode ser utilizada no vaso sanitário. A captação de águas de chuvas também é importante pois esta serve para tudo em uma casa, menos para beber e cozinhar. Se possível, o esgoto deve ser tratada na própria residência e utilizada em jardins e hortas.
3) Aquecedor solar
Utilizando a energia do Sol é possível reduzir o consumo de energia elétrica, principalmente pelos chuveiros que são os grandes vilões dos gastos com energia. Hoje em dia, é possível utilizar materiais recicláveis na construção dos painéis foto-receptores, o que o torna ainda mais acessível à população em geral.
4) Lâmpadas de baixo consumo
Hoje existem várias lâmpadas de baixo consumo. As mais recentes são as de LED que garantem, para as casas, uma enorme economia de energia. Veja o comparativo:
LED – É a melhor opção para iluminar áreas menores.
Incandescente – O consumo elevado de energia reverte a vantagem desta ser a lâmpada mais barata do mercado.
Fluorescente – Com baixo consumo de energia e preço intermediário, ainda é a melhor opção para os principais pontos de luz numa casa.
5) Coleta seletiva caseira
Fazer em casa sua própria coleta seletiva, e doar os recicláveis às associações/ONGs que vendem esses materiais.
E, sempre, cobrar políticas públicas de sustentabilidade, como uma boa arborização urbana e um planejamento urbano.
“Você deve ser a própria mudança que deseja ver no mundo.”  - Mahatma Gandhi, pacifista
Marcos de Paula Júnior é biologo formado pela Universidade de Itaúna/2007, especialista em Microbiologia pela PUC-Minas/2011. Professor na escola técnica Cecon – Itaúna/MG desde 2010. Leciona em cursos técnicos desde 2007, lecionou no estado do Pará na escola SOTER 2007 à 2009 onde também morou com Índios da etnia Kyikatejê, desenvolvendo trabalhos de pesquisa em etno-ciência e educacionais de 2007 a 2009. (noticiasdeitauna)

Nenhum comentário:

Ondas de calor devem diminuir em 2025

Ondas de calor devem diminuir em 2025, aponta Climatempo. O pico de emissões em 2025 é uma boa notícia, decerto, mas a física é implacável...