quinta-feira, 7 de março de 2013

Maiores aquíferos do mundo estão no Brasil

Maiores aquíferos do mundo estão em território brasileiro
Atualmente, o Brasil conta com os dois maiores aquífero do mundo. Localizado no centro-sul da América do Sul, o Aquífero Guarani é a segunda maior reserva subterrânea de água doce e abrange oito estados brasileiros (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Além disso, as regiões Norte da Argentina e do Uruguai e parte do Paraguai se assentam sobre esse oceano de água doce, numa área de 1,2 milhão de quilômetros quadrados, com um volume de água que chega a 45 quilômetros quadrados.
Notícias Relacionadas
Descoberto recentemente, o Aquífero Alter do Chão ultrapassou o Guarani e conquistou o posto de maior reserva subterrânea de água doce do mundo. Localizado sob os estados do Amazonas, Pará e Amapá e tem volume de 86 mil quilômetros quadrados de água doce numa área de 437 mil quilômetros quadrados. De acordo com estudos elaborados pela Universidade Federal do Pará (UFPA), esse volume de água é o suficiente para abastecer a população mundial por 100 vezes.
Ainda segundo os estudos da UFPA, a qualidade da água do Aquífero Alter do Chão deve ser pura já que as rochas da região são mais arenosas, o que permite uma filtragem da recarga de água na reserva subterrânea. Já no Aquífero Guarani a situação é diferente. Por ser uma região mais habitada, há problemas sérios em relação ao flúor, metais pesados e inseticidas usados na agricultura. (parana-online)

Nenhum comentário: