sábado, 9 de novembro de 2013

Poluição do ar exterior provoca câncer

Poluição do ar exterior provoca câncer, afirma a OMS
Uma usina movida a carvão libera fumaça, a sudoeste de Pittsburgh, no estado americano da Pensilvânia, em 24 de setembro de 2013.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que catalogou a poluição do ar exterior como fator cancerígeno para os seres humanos.
"O ar que respiramos tem sido contaminado por uma mistura de substâncias que provoca câncer", afirmou o doutor Kurt Straif, da Agência Internacional de Pesquisas sobre o Câncer (IARC, na sigla em inglês).
"Agora sabemos que a contaminação do ar exterior não apenas é um risco maior para a saúde em geral, mas também uma causa ambiental de mortes por câncer".
"Os especialistas concluíram que existem provas suficientes de que a exposição à poluição do ar provoca câncer de pulmão. Também notaram uma associação com um risco maior de câncer de bexiga", destacou a IARC em um comunicado.
Apesar da possibilidade de variação considerável na composição da contaminação do ar e dos níveis de exposição, a agência destacou que suas conclusões se aplicam a todas as regiões do mundo.
Os dados mais recentes da agência mostram que em 2010 mais de 223.000 pessoas morreram de câncer de pulmão relacionado com a poluição do ar. (yahoo)

Nenhum comentário: