sexta-feira, 9 de maio de 2014

Sistema Cantareira mantém queda e chega aos 9,6%

Nível de água dos reservatórios do Sistema Cantareira mantém queda e chega aos 9,6%
Em 07/05/14 a presidente Dilma Rousseff criticou o governo paulista pela crise hídrica.
Sistema Cantareira chega aos 9,6% e Dilma critica Alckmin.
O volume de água do Sistema Cantareira atingiu os 9,6% de sua capacidade em 07/05. No mesmo período, em 2013, o Cantareira indicava 62%, segundo os dados da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). 
A presidente Dilma Rousseff criticou o governo do PSDB de São Paulo pelos problemas que o Estado está enfrentando com falta de água em jantar no Alvorada em06/05. Ela sugeriu que os investimentos necessários não tenham sido feitos pelos tucanos. 
— Qualquer tentativa de repartir responsabilidade com o governo federal pela (falta de) água em São Paulo é má fé.
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse em 05/05, que a situação do Sistema Cantareira, que abastece a cidade se São Paulo e outros municípios, é “sensível”. Ela evitou, porém, afirmar se a queda no nível significa que será preciso haver racionamento de água. 
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse em 04/05 que não espera racionamento de água neste ano nem em 2015 na região metropolitana de São Paulo. A declaração foi feita em coletiva de imprensa da Parada Gay.
Em 01/05 o governo do Estado de São Paulo informou que a Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia) aprovou a proposta da multa de 30% para quem aumentar o consumo de água na Grande São Paulo. Segundo a Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, a medida agora está sendo avaliada pela Procuradoria-Geral do Estado antes de entrar em vigor.
A intenção do governo é começar a multar os clientes da Sabesp em junho a partir do consumo medido em maio. De acordo com a secretaria, o cálculo será feito a partir da média do consumo mensal realizado em 2013.
Antes da multa, alternativas foram colocadas em prática. Neste ano, a Sabesp intensificou a captação de água em outras fontes já disponíveis, como o Sistema Alto Tietê, e deu andamento a projetos para captar água em regiões mais distantes, como o Sistema São Lourenço, no interior do Estado. Além disso, a companhia anunciou no início de ano a oferta de um desconto de 30% para clientes que reduzissem em 20% o consumo de água. (r7)

Nenhum comentário:

Microplásticos contaminam até as áreas marinhas mais protegidas do Brasil

Microplásticos estão contaminando áreas marinhas protegidas no Brasil, incluindo aqueles considerados santuários da biodiversidade, tais com...