terça-feira, 17 de junho de 2014

Sistema Cantareira mantém sequência de quedas

Sistema Cantareira mantém sequência de quedas e nível chega aos 23%
Reservatório do Alto Tietê também preocupa e volume atinge os 28,7%
Nesta segunda utilização do volume morto completa um mês
O volume de água armazenada no Sistema Cantareira caiu mais uma vez e recuou 0,1% em 16/06/14, chegando a 23%, segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). No mesmo período do ano passado, o nível de água era 57,7%.
O Sistema Alto Tietê também registrou queda e passou de 28,7% para 28,5%. Já o Sistema Guarapiranga manteve, pelo segundo dia consecutivo, o nível de 74,4%.
Segundo estimativa divulgada pela Sabesp no dia 2, a reserva - volume morto -, utilizada há um mês, do Sistema Cantareira, pode acabar em outubro. O cálculo considera uma retirada média de 21,2 mil litros de água por segundo nos próximos meses e uma vazão afluente (água que chega aos reservatórios) equivalente a 50% da mínima histórica no período.
Veja como ficou o sistema Cantareira após o verão seco em SP
Imagens de satélite mostram diminuição do volume de água
Antes
Depois
Neste cenário, a capacidade atual da represa não dura até o fim de novembro, prazo definido como horizonte do plano emergencial. (r7)

Nenhum comentário:

Importância dos Territórios Indígenas na mitigação das mudanças climáticas

Em um estudo recente na PLOS ONE, pesquisadores de 6 países diferentes, examinaram a importância dos Territórios Indígenas na mitigação das ...