terça-feira, 25 de novembro de 2014

Com o menor volume de chuva, 2015 será de torneira seca

Com o menor volume de chuva dos últimos 30 anos e sem planejamento, 2015 será de torneira seca
As chuvas não vêm no volume esperado desde o ano passado, que registrou os menores níveis dos últimos 30 anos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A situação piorou entre outubro e dezembro quando a chuva esperada não caiu e acentuou-se em 2014 que registrou nos seus três primeiros meses, menos de 300 milímetros de chuva em vez dos esperados 600 milímetros.
A Agência Nacional de Águas (ANA) estima que 55% das cidades brasileiras terão problemas com o abastecimento de água em 2015. O relatório aponta a necessidade de R$ 22 bilhões de investimentos para evitar a escassez. A maior parte dos problemas de abastecimento urbano do país está relacionada com a capacidade dos sistemas de produção, incluindo alternativas técnicas para a ampliação das unidades de captação, adução e tratamento.
A ANA espera que o diagnóstico subsidie a elaboração de projetos integrados, compartilhados entre os órgãos executores. “Ao longo do tempo, o planejamento acabou se dando apenas no âmbito do município, que busca uma solução isolada, como se as cidades fossem ilhas. É preciso buscar uma forma de integração, de planejamento mais amplo, preferencialmente por bacia hidrográfica”, afirma o diretor-presidente da agência reguladora. (proempi)

Nenhum comentário:

Aquecimento global é pior para os mais pobres

O aquecimento global reflete a desigualdade institucionalizada, pois, atinge diretamente aqueles que possuem os menores recursos à sobrevivê...