sábado, 11 de julho de 2015

11 de Julho: Dia Mundial da População

Atualmente somos mais de 7 bilhões.
No dia 11 de Julho é comemorado o Dia Mundial da População, um evento anual criado pelo Conselho de Governadores do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidades em 1989. Em sua data de criação o número de habitantes no mundo era de 5 bilhões de pessoas, hoje já são 7 bilhões.
A data serve para lembrarmos sobre questões de desenvolvimento populacional, programas de controle e busca de soluções na divisão de recursos e sustentabilidade. O tema deste ano é “Acesso Universal aos Serviços de Saúde Reprodutiva”.
Em mensagem assinada pelo Secretário Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon, ele pede para que as pessoas se empenhem em ajudar quem mais precisa em questões de saúde e reprodutividade: “Alerto os Estados-Membros para uma ação concertada urgente para preencher a lacuna entre a procura e a oferta de cuidados de saúde reprodutiva”.
Segundo o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), uma das soluções para a superpopulação é investir na juventude: “Pessoas jovens saudáveis, educadas, produtivas e engajadas podem ajudar a quebrar o ciclo intergeracional de pobreza e são mais resilientes diante dos desafios individuais e sócias. Como cidadãos qualificados e informados, essas pessoas podem contribuir mais plenamente para suas comunidades e nações”, fala o Diretor Executivo do UNFPA, Dr. Babatunde Osotimehin. (novoshorizontesfm)

Nenhum comentário: