quinta-feira, 23 de junho de 2016

Gases de efeito estufa modificados

Cientistas transformam gases de efeito estufa em pedra.
Método visa evitar a subida de gases que provocam o efeito estufa que destrói a camada de ozônio.
Veja que forma interessante para evitar a subida de gases que provocam o efeito estufa – que destrói a camada de ozônio, a proteção natural da terra contra o calor do sol.
Pesquisadores da Islândia conseguiram converter dióxido de carbono (CO2) e água, em um produto sólido, com consistência de giz. A descoberta está sendo anunciada como uma maneira inteligente de reduzir as emissões de dióxido de carbono, transformando-as em pedras.
O estudo foi divulgado pelo grupo de cientistas em artigo na revista Science. “De 220 toneladas de gás carbônico injetado, 95% foram convertidas em pedra calcária em menos de dois anos”, afirma o coordenador da pesquisa, Juerg Matter, da Universidade de Southampton, no Reino Unido.
Com o aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera, e o consequente aquecimento do planeta, pesquisadores estão ansiosos para investigar as chamadas soluções de sequestro e conservação de carbono.
Ainda há, no entanto, o problema do custo. Capturar CO2 em usinas e outros complexos industriais é caro – sem incentivos, o processo estaria condenado ao prejuízo. Outro ponto a ser considerado é a infraestrutura necessária para bombear gás até o local em questão.
No caso do Projeto Carbfix, há necessidade de um volume significativo de água. Apenas 5% da massa bombeada terra abaixo é CO2. (yahoo)

Nenhum comentário: