domingo, 29 de janeiro de 2017

SEBRAE e as soluções sustentáveis para pequenas empresas


Série do SEBRAE apresenta soluções sustentáveis para pequenas empresas.
A partir de consultas com especialistas, SEBRAE lança conteúdo voltado para empreendedores.
Objetivo é mostrar os benefícios de ações sustentáveis para pequenas empresas.
Tema cada vez mais estratégico na pauta das empresas, a sustentabilidade envolve inúmeras dimensões e é fator preponderante também para a competência e permanência no mercado.
Muitos empresários buscam mais informações sobre o tema, sobretudo quanto ao seu caráter interdisciplinar e transversal, bem como sua aplicabilidade nas empresas. Tal quadro cria a necessidade de maiores esclarecimentos sobre o conceito, suas aplicações e viabilidade em todas as etapas da gestão empresarial.
Visando atender esta demanda, o Centro SEBRAE de Sustentabilidade, unidade de referência nacional sobre o tema, lança um novo conteúdo, as Dimensões da Sustentabilidade nos Pequenos Negócios, cujo objetivo é desmistificar o tema e mostrar que ações sustentáveis são viáveis e como cada um dos pontos podem ser colocados em prática em todas as áreas da empresa.
A partir de consultas com especialistas de todo o Brasil, foram selecionadas 12 dimensões chave, que possuem grande impacto no ciclo de vida dos pequenos negócios e juntas são capazes de tornar a empresa mais sustentável.
São trabalhados temas como planejamento estratégico, gestão financeira, gestão da qualidade, compras sustentáveis, gestão de pessoas, encadeamento produtivo, gestão ambiental (englobando uso eficiente da água, da energia e gerenciamento de resíduos sólidos), desenvolvimento social, legislação, normas e certificações, mercado e consumo consciente, marketing e comunicação, e políticas públicas.
Todas as informações foram compiladas em vídeos, com média de um a dois minutos, em linguagem de fácil entendimento e aprendizagem, explicando de maneira mais dinâmica as dimensões e fornecendo dicas em cada área.
Para a gerente do Centro SEBRAE de Sustentabilidade, Suenia Sousa, o conteúdo vem acrescentar um grande conhecimento, de maneira prática. “Entendemos que não há outra via para a sustentabilidade nos pequenos negócios que não seja a da inovação. Como este é um conceito transversal, as Dimensões vêm mostrar de uma forma simples e direta que isto é possível e aplicável na realidade dos empresários”.
Uma nova postura
Adotar os princípios da sustentabilidade empresarial dá lucro e é realidade também para os pequenos negócios. Ser sustentável é reduzir desperdícios, ampliar o valor financeiro da empresa, promover o bem estar das pessoas envolvidas e contribuir para o meio ambiente, promovendo um mercado mais justo e competitivo.
Mais do que cuidado com o meio ambiente, a sustentabilidade é uma postura da empresa, cada vez mais exigida como fator de competitividade. Empresas em todo o mundo já repensam hábitos e ajustam seus modelos de produção, fornecendo produtos e serviços lucrativos, de alto valor social e baixo impacto ambiental. Novas oportunidades surgem todos os dias para aqueles que seguem esta tendência. (globo)



Nenhum comentário: