quinta-feira, 23 de março de 2017

Iniciativa coleta 10 mil litros de óleo no Rio de Janeiro


Uma parceria entre a Cargill e a rede de supermercados Bramil para a coleta e reciclagem de óleo de cozinha usado fechou o ano de 2016 um saldo de 10 mil litros em lojas do Rio de Janeiro. A iniciativa faz parte do programa Ação Renove o Meio Ambiente desenvolvido pela Cargill.
O destaque fica por conta do município de Três Rios, no Centro-sul Fluminense, que coletou dois mil litros de óleo. O resultado foi potencializado por um projeto desenvolvido por estudantes da Faculdade de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (FAETERJ-Rio) e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A ideia é que os alunos reservem o óleo utilizado em casa e depois o entreguem nas escolas, adotando hábitos mais sustentáveis no dia a dia.
Segundo Fernando Janizello, analista de Sustentabilidade da Cargill, todo o óleo entregue nas escolas foi coletado pela Grande Rio Reciclagem Ambiental, empresa parceira da Cargill no estado do Rio de Janeiro, e encaminhado para reciclagem. “Na região de Três Rios, o programa Ação Renove Meio Ambiente é um sucesso, assim como em todo o estado do Rio de Janeiro. O sucesso foi tão grande que em uma parceria inédita com estudantes das faculdades locais apresentou os resultados no XII Congresso Nacional de Excelência em Gestão & III INOVARSE, realizado na capital fluminense em 2016”, afirma.
Programa Renove
Criado em 2010, com o objetivo de oferecer uma alternativa para o descarte correto do óleo de cozinha usado, o programa articula parcerias com redes de supermercados, empresas e ONGs para implantação de mais de 600 pontos de coleta de óleos e gorduras residuais em oito estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul).
Desde sua implantação, a Ação Renove já arrecadou mais de 1,5 milhões de litros de óleo residual. (biodieselbr)


Nenhum comentário: