Quando
se fala em uma eficiente gestão de negócios, é comum lembrarmos da importância
da presença digital e de um bom serviço de hospedagem de sites.
Em
um mundo cada vez mais conectado, esses recursos são mais essenciais para
promover a digitalização de negócios. A hospedagem de sites é fundamental
para qualquer negócio na internet.
No
entanto, hoje em dia um empreendimento não pode deixar de lado uma pauta
relevante: a sustentabilidade.
Empresas
que investem em iniciativas sustentáveis possuem condições de melhorar a imagem
da marca perante o público. Além disso, tais organizações contribuem também
para o bem do meio ambiente.
Na
atual era digital, com o fluxo maior de informação, o público está mais atento
e mais exigente quando o assunto são práticas sustentáveis.
Nesse
texto você vai encontrar tópicos que abordam o tema da sustentabilidade aliada
à tecnologia e ao marketing. Confira mais sobre o que você vai saber.
O
que é a Sustentabilidade?
Marketing
Verde – Como a sustentabilidade pode auxiliar a gestão de uma empresa
Dicas
para tornar o seu negócio mais sustentável
Os
clientes valorizam marcas sustentáveis
Desafios
da Sustentabilidade nas empresas
O que é a Sustentabilidade?
A
Sustentabilidade é um conjunto de práticas e ações que possuem o objetivo de
suprir as necessidades atuais do homem sem comprometer o bem estar das gerações
futuras. Tais práticas podem ser adotadas pelo cidadão comum no seu dia a dia,
bem como por empresas de grande e pequeno porte.
A
noção de sustentabilidade e a sua importância para os tempos modernos veio à
tona na década de 80 e desde então vem ganhando cada vez mais força.
A
Sustentabilidade consiste na utilização inteligente dos recursos naturais.
Sendo assim, empresas podem e devem adotar ações capazes de viabilizar esse uso
adequado dos nossos recursos.

Marketing Verde – Como a Sustentabilidade pode
auxiliar a gestão de uma empresa.
Em
se tratando de sustentabilidade no segmento do empreendedorismo, muito se fala
no Marketing Verde, que também pode ser chamado de ecomarketing ou marketing
ambiental.
Esse
tipo de marketing propõe ideias pautadas pela prática responsável de ações
sustentáveis. Podemos aferir com isso que o Marketing Verde além de fazer bem
para a marca da empresa, também faz bem para a saúde do planeta.
No
entanto, vale salientar que no atual contexto os consumidores estão mais
conscientes e de olhos abertos. Por isso, de nada adianta uma empresa
transmitir uma imagem de amiga da natureza sem adotar de fato as práticas
sustentáveis.
A
partir do momento que o público encontra incoerências na postura da organização
quando o assunto é cuidado com o meio ambiente, a imagem da marca é severamente
prejudicada.
Dicas para tornar o seu negócio mais sustentável
Para
adotar o Marketing Verde no dia a dia do seu negócio é necessário efetuar um
planejamento, mudar determinados pontos da cultura da empresa e também métodos
que sejam de acordo com o segmento de atuação da empresa.
Um
pequeno empreendimento como uma loja, por exemplo, deverá adotar ações
diferentes de uma grande indústria. São realidades distintas, mas que ainda
assim são capazes de promover uma gestão preocupada com o meio ambiente.
Existem
dicas para as empresas utilizarem práticas ecológicas de forma eficiente e
planejada. Vamos ver quais são?
O uso de energias renováveis
Essa
é uma possibilidade viável para o segmento das indústrias. Dependendo da
estrutura e do campo de atuação, é interessante optar por fontes de energia
pouco poluentes, como a eólica e a solar.
Entre
as vantagens desse tipo de energia está a redução de recursos que prejudicam o
meio ambiente.
Utilizar a reciclagem
Está
aí uma prática que qualquer empreendimento tem condições de adotar, pois a
reciclagem de materiais pode ser adotada no dia a dia da empresa. Um exemplo
disso é a adoção de lixeiras com o intuito de separar os conteúdos descartados
conforme com o material e a composição de cada um deles é um típico exemplo
disso.
No
entanto, a iniciativa pode ser ampliada por meio da utilização desses materiais
para outros objetivos. Um exemplo disso são as embalagens de plástico, que
podem ser utilizadas para a confecção de pequenos utilitários como um
porta-lápis.
Além
da reciclagem, outra medida importante para uma empresa adotar em suas práticas
de sustentabilidade é a redução do consumo de energia. Um modo simples de fazer
isso é usar a iluminação de LED que é mais econômica
Escolher os fornecedores adequados
As
práticas de sustentabilidade no marketing verde não ficam restritas ao ambiente
interno das empresas. É aí que entra a questão da escolha dos fornecedores.
Não
basta a empresa se esforçar para adotar práticas sustentáveis se os
fornecedores com quem ela trabalha não estão na mesma sintonia.
Diminuir a utilização do plástico
Que
o plástico é um material útil para o nosso cotidiano não há dúvidas. Por outro
lado, ele também pode ser um vilão quando o assunto é equilíbrio ambiental.
O
plástico demora anos para se decompor e acaba se tornando um agente da poluição
tanto em oceanos quanto em grandes centros urbanos. Nesse contexto, é válido
que algumas empresas adotem medidas que tenham o objetivo de reduzir esse
consumo de plástico.
No
caso de restaurantes, por exemplo, é possível adotar medidas sustentáveis para
reduzir o uso de materiais plásticos na sua rotina. A saída para isso é
abandonar a utilização de canudos e adotar copos e embalagens compostos por
materiais recicláveis.
Tal
postura é bem vista pelos clientes e isso ajuda na consolidação de um público
consumidor fiel à marca.
Adotar a cultura da economia colaborativa
Hoje
em dia, o termo “economia colaborativa” é bastante mencionado no mercado. Mas
afinal, no que ela consiste?
A
economia colaborativa consiste em modelos de negócio que visa o
compartilhamento de bens e espaços. Se você já utilizou os serviços de
transportes como Uber ou de hospedagem como o Airbnb, então você já fez uso de
recursos da economia colaborativa.
Um
exemplo de economia colaborativa levando em conta a sustentabilidade pode ser
adotado por uma pequena Startup. Nesse caso, a equipe da empresa pode trabalhar
no regime de Home Office, reduzindo com isso gastos com transporte urbano.
Os
espaços de coworking, nesse contexto, caem como uma luva, pois são iniciativas
baseadas no conceito de economia colaborativa e servem como alternativa para
empresas terem um local de trabalho.
Trabalhe com produtos orgânicos
Dependendo
do tipo de negócio e ramo de atuação, é possível trabalhar com a venda ou
produção de produtos orgânicos. Hoje em dia já existem consumidores, adeptos de
iniciativas saudáveis e ecológicas, que priorizam esse tipo de produto.
Vários empreendimentos, nesse caso, já utilizam essa estratégia e disponibilizam apenas produtos orgânicos, ou seja, produtos que não utilizam agrotóxicos ou outros insumos artificiais em sua produção.
https://pixabay.com/pt/illustrations/hex%C3%A1gono-grupo-cadeia-de-bloco-3420935/
Os clientes valorizam marcas sustentáveis
Na
busca para atender bem e consolidar a marca entre os clientes, o marketing
verde se torna um importante aliado. A ecologia hoje em dia é uma preocupação
com o futuro do planeta.
Por
essa razão, em tempos de problemas como aquecimento global e o surgimento de
doenças ocasionados por intervenção humana em ambientes naturais, a
sustentabilidade não é mais do que uma opção, mas sim é uma necessidade.
Nesse
caso, os consumidores, cada vez mais conscientes, passam a exigir mais atitude
das suas marcas preferidas. Qual é a procedência do material utilizado no
sapato? Quantas árvores foram derrubadas para a fabricação desse móvel? Vocês
fizeram testes em animais?
Tais
perguntas são frequentes por vários consumidores quando a pauta é a compra de
um produto ou serviço. Além disso, as redes sociais estão aí e elas se tornam o
palco para os clientes mais exigentes cobrarem atitudes sustentáveis das
empresas.
Por
tudo isso, é importante que, na hora de estabelecer a visão e a missão de um
negócio, os seus gestores não deixem de lado a sustentabilidade. Sendo assim,
veja a seguir alguns dos benefícios que esse tipo de postura traz para o
negócio.
Fidelidade à marca
Os
clientes se sentem confiantes ao consumirem produtos feitos de maneira segura e
respeitando o meio ambiente. Eles levam a sério empresas empenhadas em deixar
um legado benéfico para o futuro do planeta.
Contudo,
é interessante também destacar que até mesmo os funcionários podem se sentir
estimulados a atuar em um ambiente consciente e responsável.
Destaque entre os concorrentes
As
práticas sustentáveis podem trazer mais visibilidade para a empresa, se
destacando inclusive entre os concorrentes.
Essa
visibilidade é fundamental para promover a presença da marca no dia a dia dos
consumidores.
Possibilidade para atrair investidores e novos
talentos
A
preocupação com pautas sustentáveis coloca a empresa no radar de investidores e
possíveis parceiros de negócios.
Ela
também possibilita atrair profissionais que estão entrando no mercado de
trabalho e consideram importante estar alinhado com temas ecologicamente
corretos.
Diminuição dos custos e dos desperdícios
A
diminuição dos custos é mais uma das vantagens de aderir a pautas sustentáveis.
Isso ocorre porque tais medidas economizam vários recursos e, em muitos casos,
propiciam um aumento da produtividade dos funcionários.
Exemplos
disso são desligar luzes desnecessárias, reutilizar a água e a instalação de
equipamentos responsáveis por aquecimento e resfriamento geotérmico.
Com
isso a empresa tem a possibilidade de reduzir a conta de luz, água e outros
recursos, obtendo uma boa redução de custos.
A
tecnologia da Cloud Computing, também conhecida como Computação em Nuvem, é um
recurso bastante válido para auxiliar as empresas que querem adotar medidas
ecologicamente corretas nos seus processos de trabalho.
O
motivo para isso é que a Cloud Computing oferece ferramentas que permitem o
armazenamento e o compartilhamento de arquivos sem necessitar gastar com
pendrives, CDs e outras mídias.
A
dica, nesse caso, é adotar ferramentas para a rotina de trabalho como o Google
Drive, o Dropbox e o Asana. Essas ferramentas são apenas
alguns exemplos práticos dos recursos que a Computação em Nuvem proporciona
para uma empreendimento.
Inclusive,
graças a elas é possível adotar o trabalho remoto, ou como você preferir
chamá-lo, Home Office.
Aumento de vendas e mais lucros
Desafio da sustentabilidade nas empresas
Apesar
das evidentes vantagens, nem sempre é fácil adotar de forma imediata as
práticas sustentáveis no dia a dia da empresa. Vamos ver alguns desses
principais entraves?
Obter apoio dos colaboradores
Em
alguns casos, dependendo do tipo de empresa, é necessário adotar novas
tecnologias e alguns colaboradores podem oferecer resistência. Isso é normal,
pois nem sempre é fácil alterar drasticamente a rotina.
Nesse
caso, é válido adotar treinamentos, palestras e reuniões. Isso, aos poucos,
auxilia a adoção de uma nova cultura empresarial.
Mudanças na visão dos gestores
Muitas
vezes há grande resistência por partes de outros gestores em acreditar em
ideias sustentáveis. Isso é um ponto negativo, pois estes profissionais são os
principais incentivadores das equipes.
Dificuldade em adotar processos seguros
Dependendo
das ações pretendidas é muito difícil adotar ou viabilizar processos em algumas
empresas. Isso devido à estrutura, legislações ou até mesmo por questões
logísticas.
Falta de tecnologias adequadas.
Algumas
empresas precisam de certas tecnologias para viabilizarem as ações
sustentáveis. E por conta disso, a ausência dessas tecnologias pode ser
decisiva para implementar um sistema sustentável na empresa.
A Sustentabilidade diz respeito ao futuro não apenas das empresas, mas da sociedade.
Portanto,
diante de tantas vantagens e da necessidade, o pensamento e as atitudes
sustentáveis no ambiente de trabalho são fundamentais no empreendedorismo.
Por fim, os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto à postura sustentável adotada pelas empresas. E isso se reflete nos negócios e também nas novas práticas de consumo das futuras gerações. (ecodebate)
Nenhum comentário:
Postar um comentário