sábado, 23 de abril de 2011

Nosso Planeta Terra

Aproximadamente 97% do nosso planeta ainda é composto por água
Nosso planeta tem em torno de 4,5 bilhões de anos e existem várias teorias para o seu “nascimento”. A Terra tem 510,3 milhões de km² de área total, sendo que aproximadamente 71%  ainda é composto por água (1,59 bilhões de km³). A quantidade de água salgada é 30 vezes a de água doce, e 50% da água doce do planeta está situada no subsolo, com a poluição dos rios e lagos este número está diminuindo cada vez mais.
Ao final de 2011, a população humana da Terra deve chegar a aproximadamente 7 bilhões de pessoas, com expectativa de vida de 65 anos, com tendência a aumentar.
A atmosfera terrestre vai até cerca de 1.000 km de altura, sendo composta basicamente de nitrogênio, oxigênio, argônio e outros gases. Atualmente, também conta com uma grande concentração de gás carbônico que causa danos à camada de ozônio, aumentando o efeito estufa.
O relevo da Terra é influenciado pela ação de vários agentes (vulcanismo), abalos sísmicos, ventos, chuvas, marés) que são responsáveis pela sua formação, desgaste e modelagem. Também a ação humana entrou para esta lista de agentes. Com a devastação e queimada das florestas, destruição de montanhas para criação de animais e outros fatores, a Terra está muito mais desgastada do que poderia.
O ponto mais alto da Terra é o Everest no Nepal/ China com aproximadamente 8.848 metros acima do nível do mar. A Terra já passou por pelo menos 3 grandes períodos glaciais e outros pequenos. Hoje, as grandes geleiras estão derretendo por causa do excessivo calor. O Tsunami é um exemplo do que pode acontecer com o mar, caso as grandes montanhas cobertas de gelo venham abaixo.
A reconstituição da vida na Terra foi conseguida através de fósseis. Os mais antigos que conhecemos datam de 3,5 bilhões de anos e constituem em diversos tipos de pequenas células, relativamente simples. 
Muito há para se fazer em nosso planeta. Cada pessoa pode fazer sua pequena parte, e a somatória de ações conscientes e responsáveis podem ajudar a reverter o miserável quadro que se apresenta pela frente. (itu.com.br)

Nenhum comentário: