sábado, 23 de abril de 2011

22 de abril: Dia da Terra

Em 1970, o senador e ativista ambiental dos Estados Unidos Gaylord Nelson criou o Dia da Terra. Longe de ser um dia para comemorações, a data foi instituída como forma de alertar e discutir questões ambientais no mundo todo.
Nesse dia, milhões de pessoas se reúnem com o objetivo de aumentar a consciência ambiental, incentivando o uso sustentável dos recursos naturais, a diminuição da destruição da biodiversidade, desmatamento e ameaças à vida no planeta.
O Dia da Terra é uma data comemorativa que não é controlada ou organizada por uma entidade específica. Por isso, temos iniciativas diferentes, nos mais diversos locais.
Uma das maiores é a Earth Day Network, que mobiliza pessoas no mundo inteiro por meio de projetos relacionados à conservação e proteção do meio ambiente.
Este ano eles convidam a todos para divulgarem as ações que serão feitas em cada país para realmente construir uma rede pelo Dia da Terra. No site é possível acompanhar tudo que está sendo feito pelo mundo e também fazer um teste para saber qual o seu impacto no planeta.
Ainda falando de iniciativas vindas dos Estados Unidos, todos os anos a Disney Nature lança filmes para a data. Esse ano foi feito um documentário sobre os felinos africanos, chamando a atenção do mundo para a preservação da vida selvagem.
Assista ao trailer:
Já no Brasil, a contribuição esperada para a data pela Earth Day Network é a realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20. O evento, que acontecerá em junho desse ano, quer renovar o compromisso dos líderes mundiais com o desenvolvimento sustentável do planeta, bem como a eliminação da pobreza. A Conferência é a continuação de diálogos anteriores sobre o tema, como a Eco 92 e a Rio +10, que aconteceu em Joanesburgo em 2002. (br.brookfield.com)

Nenhum comentário: