sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Os benefícios da alimentação orgânica


Na Alemanha há muito tempo teve uma reforma alimentar que propôs uma produção mais natural e que menos atinge o meio ambiente.
Foi possível perceber naquela época que o uso de produtos químicos afetava a terra, os rios, o meio ambiente e principalmente a saúde das pessoas.
Para que não haver duvidas dos malefícios dos aditivos químicos que estavam presentes na maioria dos alimentos, num relatório foi calculado 1 milhão e 400 mil de casos novos de câncer que são provocados pelo pesticidas colocados nos alimentos que consumimos.
Nos dias de hoje os médicos sanitaristas confirmam que em longo prazo aqueles que consomem alimentos com resíduos de agrotóxicos poderão apresentar problemas hepáticos como: distúrbios do sistema nervoso do sistema central, e cirrose.
Esse risco vai depender da quantia de agrotóxicos acumulados no organismo das pessoas e das características do mesmo que varia de pessoa para pessoa.
Diversas pessoas possuem mais contato com determinados agrotóxicos, isto é, que estão mais expostas aos agrotóxicos pode vir a ter maiores chances de intoxicação que vão ser percebidas com o passar do tempo.
Esses sintomas são: dor de cabeça, cansaço, mal-estar, perturbação da visão, dor de barriga, dificuldades respiratórias, entre outros sintomas que também podem aparecer. A exposição continua ao agrotóxico podem apresentar alergias e dermatites.
Feridas expostas alterações no sistema nervoso, câncer e danos nos fígados e nos rins.
As intoxicações mais agudas podem levar o individuo até mesmo a morte.
O principal motivo que leva os produtores a mudar de lado é o medo das reações.
As maiorias das pessoas apoiam a causa, mas é grande a falta de recursos básicos para as mesmas.
Um simples pé de alface sem adição de pesticidas leva o dobro do tempo até chegar a hora de colher, o que não é tão lucrativo assim para os produtores, pois para ele é um processo mais longo e que chega a custar mais.
As analises dos laboratórios comprovaram que os alimentos orgânicos têm chances de ter cinco vezes mais proteínas e vitaminas que os alimentos produzidos na forma convencional.
O ovo de galinha caipira tem cerca de quatro vezes mais vitamina A do que os ovos produzidos em granjas.
O ideal é começar a mudar alguns hábitos alimentares para que seja possível ter uma vida mais saudável. (guiadicas)

Nenhum comentário: