domingo, 21 de outubro de 2012

Descarte consciente de eletrônicos. Você pratica?

Nunca é demais repetir: o descarte incorreto do lixo eletrônico pode trazer danos ao meio ambiente. Em contato com o solo, podem contaminá-lo, chegando até os lençóis freáticos que abastecem as residências. Ou seja: não podemos simplesmente jogá-los no lixo comum.
Objetos como pilhas, computadores e baterias, por exemplo, caso sejam queimados, poluem o ar e causam danos a médio e longo prazo à natureza. São muitos os empecilhos e parece não haver uma maneira segura de nos livrarmos desses objetos. Mas, na verdade, há.
A preocupação quanto aos problemas ligados à gestão de resíduos sólidos é mundial e o governo brasileiro vem tomando atitudes a respeito dessa situação. Após 21 anos de tramitação no congresso nacional, finalmente, no dia 02 de agosto de 2010, foi sancionada a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS – (Lei 12.305/2010).
Essa lei se transformou em um marco histórico para o país, pois, agora existe uma referência a ser seguida pelos órgãos públicos e iniciativas privadas que buscam aplicar uma gestão sustentável para os resíduos sólidos.
Em função da PNRS, municípios, órgãos públicos, empresas e empreendimentos privados tentam se adequar à nova legislação, já que o prazo limite para a elaboração dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é até agosto de 2012, com prazo para a eliminação dos lixões até 2014.
Pensando nisso, a Porto Seguro tem uma parceria com a Descarte Certo (http://www.portoseguro.com.br/descartecerto) para os segurados do Porto Seguro Equipamentos Portáteis.
Funciona assim: a empresa vai até a sua casa, retira seu equipamento velho ou sem condição de uso e faz a separação para a reciclagem correta de todo o material, de graça. E você elimina seu equipamento sem custos, sem trabalho e sem agredir a natureza, além de proteger o seu novo eletrônico.
Conhecer outros métodos do descarte de eletrônicos é imprescindível. O usuário de tecnologia deve ser um consumidor responsável, ciente das consequências que esses produtos causam. Tendo isso em mente, será possível eliminar hábitos ruins e tomar atitudes que minimizem o impacto do lixo eletrônico.
* Benefício para seguros de equipamentos portáteis novos e já vigentes em todo o Estado de São Paulo e cidades do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Paraná. Limite de uma utilização de até dois produtos por vigência. (atitudespositivas)

Nenhum comentário: