sábado, 11 de maio de 2013

População mundial chegará a 15 bi em 2100?

População mundial pode chegar a 15 bi até 2100, diz ONU
Cerca de 7 bilhões de pessoas habitam o planeta hoje; número deve dobrar até o fim do século.
Um levantamento feito pela ONU sugere que a população mundial pode dobrar até o final do século. A informação vai ser divulgada em um estudo sobre a situação da população mundial e foi antecipada pelo jornal britânico The Guardian.
Este crescimento poderia ser catastrófico para os recursos do planeta. A última estimativa feita pelas Nações Unidas calculava que a população passaria dos atuais quase 7 bilhões de habitantes para 10 bilhões em 2100. A possibilidade de chegar ao dobro da população em 90 anos chocou alguns especialistas.
Segundo a reportagem, Roger Martin, da ONG Population Matters, disse que a Terra está entrando em uma nova fase perigosa. “O planeta já não está suportando 7 bilhões de pessoas”, afirmou ao jornal.
Não é a primeira vez que ocorre um crescimento expressivo como este. Desde a década de 60, a população mundial dobrou, em parte pelos nascimentos na África, na Ásia e na América Latina e pelo avanço da medicina e dos sistemas de saúde.
Para o professor Jack Goldstone, da Universidade George Mason, os governos devem começar a agir para evitar este crescimento. Com programas que limitam o tamanho das famílias, a população mundial poderia chegar a 12 bilhões de pessoas em 2100, segundo Goldstone. (exame)

Nenhum comentário: