sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Especialistas explicam desaceleração do aquecimento global

Especialistas tentam explicar desaceleração do aquecimento global
Desaceleração do aquecimento da superfície terrestre vem ocorrendo desde 1998
Começou em Estocolmo a conferência do Grupo de especialistas da ONU que investigam a evolução do clima no planeta.
As discussões da conferência do Grupo de especialistas da ONU que investigam a evolução do clima no planeta começaram em 24/09/13 em Estocolmo. Os integrantes do IPCC se reuniram quando publicaram o novo relatório e explicaram uma desaceleração no aquecimento global registrada na última década.
Os integrantes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, IPCC, reunidos em Estocolmo devem confirmar que desde 1998 o ritmo do aquecimento global tem sido de 0,05 graus por década, uma temperatura bem inferior aos 0,12 graus registrado a partir de 1951. Os cientistas ainda desconhecem as causas exatas desta redução. Eles apontam como explicações a influência de partículas vulcânicas que refletem os raios solares, uma queda da atividade solar ou absorção do calor pelos oceanos*.
Essa desaceleração não modifica, no entanto, as projeções de aquecimento global do painel da ONU. O IPCC, que é o órgão de referência científica sobre as mudanças climáticas, deve confirmar em seu quinto relatório a responsabilidade do homem no fenômeno. A temperatura global aumentou 0,8 graus desde o início do século 20 e vai continuar subindo no século 21, diz o IPCC. O relatório, que está sendo debatido esta semana pelos 195 países integrantes do painel, vai destacar a urgência para adotar medidas para conter o aquecimento.
Cientistas que já criticavam as conclusões do IPCC aproveitam essa redução das temperaturas para questionar novamente o modelo climático utilizado pelo painel da ONU até agora e pedem maiores explicações. Para estes críticos, as mudanças climáticas registradas recentemente são provocadas por variações naturais do clima e não pela ação do homem.
A Conferência do IPCC, inaugurada ontem em Estocolmo, termina na próxima sexta-feira com a publicação do quinto relatório sobre mudanças climáticas.
* Absorção do calor pelos oceanos:
Recent global-warming hiatus tied to equatorial Pacific surface cooling
Nature (2013) doi:10.1038/nature12534
Published online – 28 August 2013. (EcoDebate)

Nenhum comentário: