quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Brasil enfrenta maior crise hídrica de sua história

Brasil enfrenta maior crise hídrica de sua história, diz Observatório do Clima
Secretário-geral do Observatório do Clima ressalta a importância da inclusão da pauta ambiental como prioridade nas políticas públicas
Em entrevista ao Amazônia Brasileira, Carlos Rittl destaca a relação entre desmatamento, poluição, mudanças climáticas e a crise hídrica que avança sobre o país. Ele ressalta que durante a campanha política, pouca importância foi dada à pauta ambiental como se os candidatos tanto a cargos no legislativo como no executivo tivessem esquecido que atividades econômicas, base do discurso da maioria, não podem existir sem os recursos naturais.
Na entrevista, ele explica porque a situação tem se agravado com tamanha rapidez, fazendo com que a situação hoje em diversas partes do país seja crítica no sentido da disponibilidade de recursos hídricos indispensáveis à sobrevivência das espécies que habitam o planeta e nas atividades desenvolvidas pelo homem, sejam industriais, de infraestrutura, e principalmente na agricultura – atividade que mais consome água dentre todas. Além disso, a falta de água compromete a capacidade de funcionamento das hidrelétricas, o que nos coloca em um círculo vicioso: mais calor, menos água, busca por equipamentos eletrônicos, maior consumo de energia.
Na semana que antecede o segundo turno das eleições presidenciais, o assunto ainda não foi abordado de forma franca e clara com a população brasileira, não tendo ela sido alertada para as possíveis consequências imediatas dessa situação. (ecodebate)

Nenhum comentário: