O relatório analisa as
oportunidades e os impactos de um cenário de mudança de sistemas. O cenário
combina reduzir o plástico mais problemático e desnecessário, usos com uma
transformação do mercado em direção à circularidade em plásticos, acelerando
três mudanças principais – Reutilizar, Reciclar, e Reorientar e Diversificar –
e ações para lidar com o legado da poluição plástica.
A poluição plástica pode ser
reduzida em 80% até 2040 se os países e as empresas fizerem mudanças profundas
nas políticas e no mercado usando as tecnologias existentes.
É o que aponta um novo
relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O
documento foi divulgado antes da segunda rodada de negociações em Paris sobre
um acordo global para combater a poluição plástica e descreve a magnitude e a
natureza das mudanças necessárias para acabar com a poluição plástica e criar
uma economia circular.
O Relatório Fechando a
torneira: como o mundo pode acabar com a poluição plástica e criar uma economia
circular foca em soluções e analisa práticas concretas, mudanças de mercado e
políticas públicas para informar decisões governamentais e ação empresarial.
“A maneira como produzimos, usamos e descartamos os plásticos está poluindo os ecossistemas, criando riscos para a saúde humana e desestabilizando o clima”, disse Inger Andersen, Diretora Executiva do PNUMA. “Este relatório do PNUMA apresenta um roteiro para reduzir drasticamente esses riscos por meio da adoção de uma abordagem circular que mantém os plásticos fora dos ecossistemas e de nossos corpos e dentro da economia. Se seguirmos esse roteiro, inclusive nas negociações sobre o acordo de poluição plástica, poderemos obter grandes ganhos econômicos, sociais e ambientais”.
Mudanças de mercado – Para reduzir a poluição plástica em 80% em todo o mundo até 2040, o Relatório sugere primeiro a eliminação de plásticos problemáticos e desnecessários para reduzir o tamanho do problema. Posteriormente, o documento pede três mudanças no mercado – reutilizar, reciclar e reorientar e diversificar os produtos:
Reuso: A promoção de opções de reuso, incluindo garrafas
reabastecíveis, dispensadores a granel, esquemas de caução, esquemas de
devolução de embalagens etc., pode reduzir em 30% a poluição por plástico até
2040. Para concretizar seu potencial, os governos devem ajudar a criar modelos
comerciais mais sólidos para os reutilizáveis.
Reciclar: Reduzir a poluição plástica em mais 20% até 2040 pode
ser possível se a reciclagem se tornar um empreendimento mais estável e
lucrativo. A remoção dos subsídios aos combustíveis fósseis, a aplicação de
diretrizes de design para melhorar a reciclagem e outras medidas podem aumentar
a parcela de plásticos economicamente recicláveis de 21% para 50%.
Reorientar e diversificar: a substituição cuidadosa de produtos, como embalagens plásticas, sachês e embalagens para viagem, por produtos feitos de materiais alternativos (como papel ou materiais compostáveis) pode proporcionar uma redução adicional de 17% na poluição plástica.
Mesmo com as medidas acima, 100 milhões de toneladas de plásticos vindos de produtos de vida curta e uso único ainda precisarão ser endereçadas anualmente e com segurança até 2040 – juntamente com um legado significativo da poluição plástica existente no meio ambiente. Para isso, são necessárias ações como a definição de padrões de design e segurança para o descarte de resíduos plásticos não recicláveis, bem como sua implementação, e a responsabilização dos fabricantes por produtos que liberam microplásticos, entre outros.
No geral, a mudança para uma
economia circular resultaria em uma economia de US$ 1,27 trilhão, considerando
custos e receitas de reciclagem. Outros US$ 3,25 trilhões seriam economizados
com externalidades evitadas, como saúde, clima, poluição do ar, degradação do
ecossistema marinho e custos relacionados a litígios. Essa mudança também
poderia resultar em um aumento líquido de 700 mil empregos até 2040,
principalmente em países de baixa renda, melhorando significativamente os meios
de subsistência de milhões de trabalhadores e trabalhadoras em ambientes
informais.
Os custos de investimento para a mudança sistêmica recomendada são significativos, mas menores do que os gastos sem essa mudança sistêmica: US$ 65 bilhões por ano versus US$ 113 bilhões/ano. Grande parte desse valor pode ser mobilizado transferindo investimentos planejados para novas instalações de produção – que não serão mais necessárias devido à redução das necessidades de materiais – ou aplicando uma taxa sobre a produção de plástico virgem direcionada à infraestrutura necessária para a circularidade. No entanto, o tempo é essencial: um atraso de 5 anos pode levar a um aumento de 80 milhões de toneladas de poluição plástica até 2040.
Tanto em uma economia descartável quanto em uma economia circular, os custos mais altos são operacionais. Com a regulamentação para garantir que os plásticos sejam projetados para serem circulares, esquemas baseados na Responsabilidade Estendida do Produtor (REP) podem cobrir esses custos operacionais para garantir a circularidade do sistema, exigindo que os produtores financiem a coleta, a reciclagem e o descarte responsável dos produtos plásticos no fim da vida útil.
Políticas públicas acordadas
internacionalmente podem ajudar a superar os limites do planejamento nacional e
da ação empresarial, sustentar uma pujante economia global circular de
plásticos, criar oportunidades de negócios e empregos. Essas políticas podem
incluir critérios acordados para produtos plásticos que podem ser banidos, uma
linha de base de conhecimento transfronteiriço, regras sobre os padrões
operacionais mínimos necessários dos esquemas de REP e outros padrões.
O relatório recomenda que uma
estrutura fiscal global seja incluída nas políticas internacionais para
viabilizar a concorrência em igualdade de condições dos materiais reciclados
com os materiais virgens, criando uma economia de escala para soluções e
estabelecendo sistemas de monitoramento e mecanismos de financiamento.
É fundamental incentivar formuladores de políticas a adotar uma abordagem que integre tanto políticas públicas quanto instrumentos regulatórios endereçando atividades ao longo de todo o ciclo de vida do plástico, já que cria sinergias que se fortalecem mutuamente no sentido de transformar. Por exemplo, as regras de design para tornar os produtos economicamente recicláveis podem ser combinadas com metas para incorporar conteúdo reciclado e incentivos fiscais para usinas de reciclagem.
O relatório também aborda políticas específicas, incluindo padrões para design, segurança e plásticos compostáveis e biodegradáveis; metas mínimas para reciclagem; esquemas de REP; impostos; banimentos; estratégias de comunicação; compras públicas e rotulagem. (ecodebate)
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