sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Soluções sustentáveis

A Coppe/UFRJ apresentou uma programação especial durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), de 13 a 24 de junho. Tecnologias e soluções desenvolvidas em seus laboratórios foram mostradas no evento O futuro sustentável – Tecnologia e inovação para uma economia verde e a erradicação da pobreza. A programação incluiu conferências na Cidade Universitária e uma grande exposição no Parque dos Atletas, nas quais foram abordados os temas: Clima, Energia, Oceanos; Cidades Sustentáveis; e Erradicação da Pobreza.
A Coppe foi o único centro de ensino e pesquisa presente no Parque dos Atletas, área próxima ao local onde foi realizada a conferência oficial, no Riocentro. Com o apoio de instituições parceiras, a Coppe apresentou 12 projetos tecnológicos inovadores, exibidos em uma exposição interativa e multimídia, que ocupa 240 metros quadrados do espaço.
Paralelamente, no auditório da Coppe na Cidade Universitária, ocorreram conferências e debates com nomes do pensamento acadêmico, econômico e político, ambientalistas e formadores de opinião. A programação na Cidade Universitária foi realizada nos dias 13, 14, 15, 18 e 19 de junho.
No dia 18, um dos palestrantes já confirmados foi o economista Ignacy Sachs, professor titular da Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais de Paris, considerado o precursor do conceito de ecodesenvolvimento, baseado na convergência entre economia, ecologia, antropologia cultural e ciência política.
No dia 19, foi realizado o evento China-Brasil: os grandes desafios, com a presença de especialistas dos governos brasileiro e chinês. O encontro foi organizado pelo Centro China-Brasil, uma parceria da Coppe com a Universidade de Tsinghua. O Centro é sediado em Pequim.
Outro destaque da programação foi a apresentação, no dia 21 de junho, do primeiro relatório de avaliação nacional sobre mudanças climáticas, produzido pelo Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC). O evento foi realizado no auditório do estande da Coppe, no Parque dos Atletas.
Maior instituição brasileira de ensino e pesquisa em engenharia, a Coppe/UFRJ apresentou nesse evento suas principais contribuições para os grandes desafios ambientais e sociais. Entre elas destacaram-se alternativas para a mobilidade nas grandes cidades; produção de energia a partir das ondas do mar; reaproveitamento de resíduos agrícolas, industriais e urbanos para produção de biocombustíveis e biomateriais; construções sustentáveis; e metodologias para a inclusão social de parcelas da população historicamente excluídas.
O evento O futuro sustentável – Tecnologia e inovação para uma economia verde e a erradicação da pobreza é uma parceria da Coppe/UFRJ foi promovido em parceira com as empresas Tractebel Energia S.A., Furnas Centrais Elétricas/Eletrobras, Santander, GE, Braskem, BG Brasil e Halliburton. (ambienteenergia)

Nenhum comentário:

Como a fumaça de incêndios florestais afeta a saúde humana

Dentre os sintomas de doenças e doenças observados relatam infecções do sistema respiratório superior, asma, conjuntivite, bronquite, irrita...