sábado, 15 de abril de 2017

Tragédias causadas pelo homem


Estes desastres têm um único culpado: o homem
O homem é capaz de se superar e criar coisas fantásticas, mas nada contém sua capacidade de destruição.
Tragédias bárbaras


1 / 9 - A enchente de cerveja de Londres
Em 1814, um barril de cerveja com 610 mil litros explodiu em uma fábrica, causando um efeito dominó. Ao todo, 1,5 milhão de litros de cerveja inundou a cidade, matando nove pessoas (Wilkinson, 1813)


2 / 9 - O melassacre de Boston
A erupção de um tanque de melaço quente criou uma onda de 7 metros de altura que varreu a cidade de Boston, matando 21 pessoas e deixando outras tantas grudentas, em 1919 (Boston Public Library)


3 / 9 - Acidente com Césio-137
Em 1987, sucateiros desmontaram e repassam um aparelho achado em uma clínica abandonada de radioterapia em Goiânia. Centenas de pessoas foram contaminadas, no maior acidente radioativo do Brasil (Ycaro Gouveia Ribeiro)


4 / 9 - Grande Nevoeiro de Londres
Em 1952, o frio fez a população botar mais lenha na fogueira, que gerou nuvens de fumaça, fuligem e óxido de nitrogênio, matando ao menos 12 mil pessoas e deixando 100 mil doentes (N T Stobbs)


5 / 9 - Tragédia de Alcântara
Nome pelo qual ficou conhecido o incêndio seguido de explosões do foguete brasileiro VLS-1, em 22 de agosto de 2003, no Centro de Lançamento de Alcântara (MA). Ao todo, 21 técnicos civis morreram no acidente (Rose Brasil)


6 / 9 - O fim do mar de Aral
Na década de 60, a União Soviética desviou o curso de rios para projetos de irrigação. Hoje, o mar de Aral, que já foi um dos quatro maiores do mundo, é um deserto de sal e poluentes (Staecker)


7 / 9 - Atol de Biquíni
Palco de testes nucleares dos EUA de 1946 a 1958, deixou seus cerca de 200 habitantes com níveis elevados de metal em seus corpos, possivelmente por contaminação da comida (peixe, frutos do mar, bananas e cocos). A Justiça condenou os EUA a indenizá-los em US$ 100 milhões (U.S. Department of Defense)


8/9 - Acidente nuclear de Chernobil
Pior acidente nuclear da história, aconteceu em 26 de abril de 1986, na usina de Chernobil, à época comandada pela União Soviética. Ao menos 31 pessoas morreram no acidente; ainda hoje, se contabilizam os efeitos, como câncer e deformidades (D. Markosian)
9/ 9 - Explosão da Challenger
Em 1986, a nave americana Challenger explodiu 73 segundos após a decolagem, matando os sete tripulantes a bordo (Kennedy Space Center/NASA)
9 desastres surreais causados pelo homem na história
Ciência e civilização construíram coisas fantásticas como a Muralha da China, as pirâmides do Egito e a civilização de Angkor Wat. Mas a vocação humana para a destruição não é menor. Estes são os exemplos de algumas destas tragédias. (yahoo)

Nenhum comentário: