sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Brasil diminui taxa de emissão de CO2 2 anos antes do prazo

País diminui taxa de emissão de dióxido de carbono dois anos antes do prazo.
Redução de emissão ocorreu em dois biomas: Cerrado e Amazônia.
O Brasil cumpriu a meta para redução da emissão de dióxido de carbono na atmosfera com dois anos de antecedência. De acordo com o secretário de Mudança do Clima e Florestas, Thiago Mendes, o país tinha se comprometido a diminuir até 2020 a liberação de 564 milhões de toneladas do gás na Amazônia e de 104 milhões de toneladas no Cerrado.
“Existem duas metas: uma meta nacional e uma meta internacional. A meta que foi sinalizada do cumprimento é a meta internacional, que fala sobre dois biomas: um sobre o Cerrado e outro sobre a Amazônia. Na questão específica do Cerrado, a expectativa era que até 2020 ocorresse uma redução do desmatamento no Cerrado que alcançasse um montante de 104 milhões de toneladas e no caso da Amazônia era de 564 milhões de toneladas.”

Segundo o secretário, esta redução foi uma medida importante, afinal, o gás contribui para o agravamento do efeito estufa, que como consequência, aumenta da temperatura média da superfície da Terra, causando mudanças climáticas como chuvas intensas, secas, ondas de frio e de calor, afetando populações e até a dinâmica da economia.
Thiago Mendes cita também que com estas reduções, o país tem chances de avançar para a meta do Acordo de Paris, que foi aprovado por 195 países, em uma tentativa de resposta global à ameaça da mudança do clima.

“Não existiria vida no planeta Terra se não existisse o processo do chamado efeito estufa. O que está acontecendo, principalmente da Revolução Industrial para cá é que nós, como civilização, estamos emitindo muito mais gás de efeito estufa, o CO2, do que a Terra tem capacidade de absorver. Novamente, não podemos descansar, mas é uma ótima sinalização que a gente consegue antecipar algumas delas e aumentar a nossa possibilidade de avançar para a meta do acordo de Paris.”
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, além da redução do desmatamento, os principais fatores que permitiram antecipar o cumprimento da meta foram a gestão de áreas protegida e o Cadastro Ambiental Rural. (noticiasagricolas)

Um comentário:

nikkisa889 disse...

I’d should test with you here. Which is not something I often do! I take pleasure in studying a submit that may make people think. Additionally, thanks for permitting me to remark! casino games

Importância dos Territórios Indígenas na mitigação das mudanças climáticas

Em um estudo recente na PLOS ONE, pesquisadores de 6 países diferentes, examinaram a importância dos Territórios Indígenas na mitigação das ...